sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

ILUSTRAR E DESENHAR AS RUPESTRES DE "TCHITUNDO HULO"

O Universo Isolado no Capolopopo (Namibe)


Não seria normal dizer que a muito conhecemos este maravilhoso espaço no Deserto do Namibe, Município de Virei, próximo de Moçamedes. Talvez a pouca divulgação cultural desta enorme referência que existem neste Morro Granítico, não ficou minuciosamente assentada nos ensinamentos de História de povos antigos Pré Histórico.


O Site como o Wikpedia, apenas soltam o magnifico labririnto de Pintura rupestre desta Zona dado como o "Morro Sagrado dos Mucuisses", dos mais belos conjuntos rupestres da Pré-História existente em Angola "hm, porque não do Planeta?". Uma vez que também estão datadas na era do Paleolítico e Neolítico e atribuídas a povos que habitavam no local antes da chegada dos Bantus, o conhecimento desta região em Capolopopo, deveria ser a referência para as temáticas de ensino público.


Hora!! Aí têm História!...

Já no site hoteisangola.com, a história está mais aprofundada, pelo que re-dobrou a minha atenção em buscar mais o conhecimento sobre estes povos que em outros tempos contribuíram na primeira comunicação em termos visuais;
ver https://www.scribd.com/document/449147630/A-FORCA-DO-DESIGN-NA-VIDA-DO-SER-HUMANO.

Dois meses de pesquisa e os primeiros esboços imaginário dos "tchitundos"!...

Naturalmente, não seria fácil elaborar um conceito visual em que se enquadra uma imagem ou que identifique os Tchitundo-Hulo sem que se faça uma viagem ao local. Da pouca matéria existente nas redes sociais, pude ver as imagens rupestres com várias combinações técnicas, como as circunferências, as linhas rectas, mapas do céu e das estrelas desenhadas sobre as paredes pois, inquestionavelmente, teriam significado, isso, já a milhares de anos e reunidos no mesmo lugar. Existem respostas escondidas no meio delas que serão eternamente interrogadas por nós.

Então prefiro descreve-las, imaginando como seria nesta época...



A ideia, é dar vida as imagens, associando cada este conjunto de traços, uma importância, ou algo que simbolizava a cultura destes povos (Titulo: O pastor de Gado)...


Tchitundo Hulo, pode significar morro ou monte. Havia uma separação entre uns dos outros, cerca de 1000 metros.O primeiro, com  gravuras rupestres e um abrigo, e outra, uma pala de pintura no tecto que poderá significar o homem (Hulo-Mulume) e outro mulher (Hulo-Mucai). Neste esboço ilustrativo estou a demostrar pontos de divergência com duas circunferências entre os povos separados (Título: Divergências no Monte).

Adaptando a Arte, ao Estilo Loyalangab... :)


Este Título, conforme publiquei em uma materia neste mesmo Blog, surge como uma mudança de paradigma de construção das imagens totalmente a uma cor. Apesar de existir algumas referências como o Mandala e Doodle, o Loyalangab distorce e reforma diversos traços de construção. Dado lhe o total poder de reconstruir a imagem sobre as orientações lineares.


Imagem inédita "O Pastor do Morro". Imagem com Direitos de Autor ©




Fonte:
hoteisangola.com
buala.org

João Lopes

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

REPRESENTANTES ANGOLANOS NA AMADORA CARTOON 2014

AmadoraBD 2014: Apresentações, Lançamentos e Autógrafos – 26/10



Com o 25.º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - ver aqui a lista das exposições patentes - a decorrer até ao próximo dia 9 de Novembro, consulte já a seguir o programa completo das apresentações, lançamentos e sessões de autógrafos previstos para hoje, domingo, 26 de Outubro.



Sessões de Autógrafos
das 15h às 16h
Jorge Machado-Dias


das 15h às 17h
Carlos Baptista Mendes
Catarina Sobral
Henrique Monteiro
João Sequeira
José Ruy
Madalena Moniz
Pedro Carvalho
Pedro Cruz
Ricardo Lopes


das 15h às 18h
Alex Vieira
José Pires
Olaf Ladousse
Pedro Leitão


das 15h30 às 17h (horário sob confirmação)
Altino Chindele
Carnot Júnior
João Mascarenhas
Júlio Pinto
Lindomar Sousa
Nelo Tumbula
Olímpio Sousa
Tché Gourgel


das 16h às 19h
Geral et Derradé


das 17h às 18h
Nuno Duarte


das 17h às 19h
André Oliveira
Joana Afonso
Mário Freitas
Osvaldo Medina