"Banda Desenhada como propaganda política"
Apesar de já pertencer à nossa História, a 2ª Guerra Mundial nunca irá sair da memória da Humanidade. Com este tema pretende-se abordar a forma como a banda desenhada desempenhou, por exemplo, durante a guerra, um papel fundamental na política mundial.
Tomando o exemplo, várias personagens de banda desenhada foram usadas para promover o esforço da guerra, trazendo com ela novos grupos de heróis e, inclusivamente, novos super-heróis. Foi criado, por exemplo, o grupo de heróis “Os defensores”. Também grandes produtoras de desenhos animados, tanto japonesas – mercado que viu a sua indústria crescer significativamente nesta época – como americanas (Disney), usaram todo o seu potencial e capital, com o objectivo de humilhar e/ou debilitar a força inimiga e promover a vitória.
"BD como fonte de valores éticos e morais"
Tal como as designadas fábulas, toda a BD em geral tende a reflectir um determinado valor ético e/ou moral no seu conteúdo. Em que tipos de BD isso se nota com maior clareza, pela mão de que autores, e em que medida essa escrita é benéfica para quem está a ler/escrever a banda desenhada?
![]() |
| Mhya - A Máquina Perdida 2009 (estória publicada no BDPL 3) |






MtamuAtise-1978 Steven Ferniza https://wakelet.com/wake/xPn6bZPtdQtBXJaskvdBJ
ResponderEliminarlectdolohor