sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

ILUSTRAR E DESENHAR AS RUPESTRES DE "TCHITUNDO HULO"

O Universo Isolado no Capolopopo (Namibe)


Não seria normal dizer que a muito conhecemos este maravilhoso espaço no Deserto do Namibe, Município de Virei, próximo de Moçamedes. Talvez a pouca divulgação cultural desta enorme referência que existem neste Morro Granítico, não ficou minuciosamente assentada nos ensinamentos de História de povos antigos Pré Histórico.


O Site como o Wikpedia, apenas soltam o magnifico labririnto de Pintura rupestre desta Zona dado como o "Morro Sagrado dos Mucuisses", dos mais belos conjuntos rupestres da Pré-História existente em Angola "hm, porque não do Planeta?". Uma vez que também estão datadas na era do Paleolítico e Neolítico e atribuídas a povos que habitavam no local antes da chegada dos Bantus, o conhecimento desta região em Capolopopo, deveria ser a referência para as temáticas de ensino público.


Hora!! Aí têm História!...

Já no site hoteisangola.com, a história está mais aprofundada, pelo que re-dobrou a minha atenção em buscar mais o conhecimento sobre estes povos que em outros tempos contribuíram na primeira comunicação em termos visuais;
ver https://www.scribd.com/document/449147630/A-FORCA-DO-DESIGN-NA-VIDA-DO-SER-HUMANO.

Dois meses de pesquisa e os primeiros esboços imaginário dos "tchitundos"!...

Naturalmente, não seria fácil elaborar um conceito visual em que se enquadra uma imagem ou que identifique os Tchitundo-Hulo sem que se faça uma viagem ao local. Da pouca matéria existente nas redes sociais, pude ver as imagens rupestres com várias combinações técnicas, como as circunferências, as linhas rectas, mapas do céu e das estrelas desenhadas sobre as paredes pois, inquestionavelmente, teriam significado, isso, já a milhares de anos e reunidos no mesmo lugar. Existem respostas escondidas no meio delas que serão eternamente interrogadas por nós.

Então prefiro descreve-las, imaginando como seria nesta época...



A ideia, é dar vida as imagens, associando cada este conjunto de traços, uma importância, ou algo que simbolizava a cultura destes povos (Titulo: O pastor de Gado)...


Tchitundo Hulo, pode significar morro ou monte. Havia uma separação entre uns dos outros, cerca de 1000 metros.O primeiro, com  gravuras rupestres e um abrigo, e outra, uma pala de pintura no tecto que poderá significar o homem (Hulo-Mulume) e outro mulher (Hulo-Mucai). Neste esboço ilustrativo estou a demostrar pontos de divergência com duas circunferências entre os povos separados (Título: Divergências no Monte).

Adaptando a Arte, ao Estilo Loyalangab... :)


Este Título, conforme publiquei em uma materia neste mesmo Blog, surge como uma mudança de paradigma de construção das imagens totalmente a uma cor. Apesar de existir algumas referências como o Mandala e Doodle, o Loyalangab distorce e reforma diversos traços de construção. Dado lhe o total poder de reconstruir a imagem sobre as orientações lineares.


Imagem inédita "O Pastor do Morro". Imagem com Direitos de Autor ©




Fonte:
hoteisangola.com
buala.org

João Lopes